Olá, seja bem-vindo (a)!
Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018
NOTÍCIAS
07-02-2018 | 09:49
Grupo de trabalho da Comat discute proposta de revisão do regimento do SiAC
O encontro teve a participação da engenheira civil Sheila Marcon, assessora técnica do Sinduscon-MT.

Agência CBIC de Notícias

Um grupo de trabalho foi criado pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para tratar de um assunto de grande interesse para as construtoras: a compatibilização do Regimento do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC), do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), com a ABNT NBR ISO 9001:2015. A iniciativa integra o projeto “Gestão de Normas Técnicas do Setor” da Comat/CBIC, correalizado pelo Senai Nacional.

Em reunião nesta terça-feira (6) na sede da CBIC, o grupo discutiu as principais alterações no novo regimento, que vem sendo compatibilizado pela Comissão Nacional do SiAC (CN-SiAC). O objetivo é assegurar às construtoras a possibilidade de receber conjuntamente as certificações da ISO 9001 e do Nível A do SiAC. As sugestões serão levadas à CN-SiAC pela CBIC. O encontro teve a participação da engenheira civil Sheila Marcon, assessora técnica do Sinduscon-MT.

Dentre os tópicos analisados estão o dimensionamento das auditorias e a utilização de laboratórios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Os Referenciais Normativos definidos no novo regulamento – que trazem os requisitos da ISO 9001:2015 juntamente com as particularidades do SiAC – também integraram a pauta e foram pontualmente revisados. Dentre as alterações apreciadas, falou-se na abordagem de riscos e oportunidades; na sustentabilidade nos canteiros de obra, considerando o consumo de água, de energia e a destinação dos resíduos sólidos; e no planejamento da elaboração de projetos, incluindo as informações constantes nas Fichas de Avaliação de Desempenho de Sistema Convencional (FADs) e nos Documentos de Avaliação Técnica (DATecs). Alertou-se ainda para os fatores humanos e físicos que precisam ser observados para se considerar um ambiente de trabalho adequado.

Em relação ao desenvolvimento das FADs, o grupo decidiu que será feito uma pesquisa para levantamento dos sistemas construtivos convencionais representativos para o setor, a qual será divulgada em breve.

Agência CBIC de Notícias
Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT)
Avenida Tancredo Neves, 93 - 2· andar - Bairro Jardim Petrópolis - Cuiabá (MT)
CEP 78070-122 - Fone: (65) 3627-3020
Anuncie - Política de Privacidade
2014 -Todos os Direitos Reservados
V3 Agência Web