Olá, seja bem-vindo (a)!
Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
NOTÍCIAS
09-10-2018 | 08:33
Revisão da norma de desempenho: grupos de trabalhos iniciarão as reuniões na segunda quinzena de outubro
O processo de revisão da norma de desempenho é um momento bastante rico e que pode ser aproveitado por todos os agentes da indústria da construção, não apenas para a revisão do texto propriamente dito

Reprodução

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reativou no dia 14 de setembro a Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações (CE-002:136.001), que tem como escopo a normalização no campo de desempenho de edificações aplicáveis às edificações habitacionais, compreendendo os sistemas estruturais, hidrossanitários, de pisos, de vedações verticais internas e externas e de cobertura, independentemente dos seus materiais constituintes e do sistema construtivo utilizado, no que concerne à terminologia, requisitos, critérios e métodos de avaliação para revisar as NBRs 15.575-1 a 6. Na referida reunião, o engenheiro Fábio Villas Boas foi indicado pelo gestor do CB-02 e referendado pelos participantes para a coordenação da referida comissão de estudos e o engenheiro Luiz Manetti para secretário da comissão. Ambos já haviam exercido as mesmas funções por ocasião da criação da norma em 2013.

Segundo o presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos, o processo de revisão da norma de desempenho é um momento bastante rico e que pode ser aproveitado por todos os agentes da indústria da construção, não apenas para a revisão do texto propriamente dito, mas para projetos e parcerias que envolvam a elevação do patamar da qualidade técnica praticada por todos e o fortalecimento das nossas instituições e de nossas associadas, as construtoras/incorporadoras.

No planejamento da comissão está contida uma fase que antecederá as reuniões plenárias visando a proposição do texto base para a revisão. Os grupos de trabalhos foram divididos nas temáticas Desempenho Estrutural, Segurança Contra Incêndio, Desempenho Térmico, Desempenho Lumínico, Desempenho Acústico, Estanqueidade, e Durabilidade e Manutenibilidade, e terão as reuniões de trabalho iniciadas na segunda quinzena de outubro.

Outras informações podem ser solicitadas ao secretário da CE-002:136.001, pelo e-mail: lh@manetti.com.br

Agência CBIC de Notícias
Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso - Sinduscon-MT
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo
Centro Sindical do Sistema FIEMT - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Tel.: (65) 3627-3020
Anuncie - Política de Privacidade
2014 -Todos os Direitos Reservados
V3 Agência Web