Olá, seja bem-vindo (a)!
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
NOTÍCIAS
11-09-2008 | 12:21
Economista acredita que aumento dos juros e crise global podem afetar crescimento do PIB
Ao mesmo tempo em que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, confirma o momento de dinamismo da economia, também sinaliza uma “certa apreensão”.

A avaliação é do economista da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), da Fundação Getulio Vargas (FGV), José César Castanhar.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (10) que o PIB cresceu 6% no primeiro semestre deste ano e 6,1% no segundo trimestre, na comparação com o segundo trimestre do ano passado.

Segundo o economista, o resultado do PIB “tem um lado positivo, que reflete esse dinamismo que a gente tem observado na economia brasileira, com o crescimento dos vários setores da economia e dos investimentos”.


Sua apreensão reside no aumento dos juros, cuja tendência vem se registrando desde março, quando a taxa básica de juros estava em 11,25% ao ano. “Você, provavelmente, deve esperar uma redução desse ritmo de crescimento [do PIB]”, avaliou.

Castanhar acredita que o segundo semestre não terá um crescimento tão acentuado, com reflexos já em 2009. Ele acredita que a taxa de 2008 seja de 5,4%, a mesma de 2007. “Ou, talvez um pouco mais, aproveitando esse impulso que a economia recebeu ao longo do ano passado”.

No entanto, a perspectiva de um agravamento da crise imobiliária norte-americana pode afetar a economia brasileira e levar a um PIB menor, de 4%. Apesar das preocupações, a visão de Castanhar para a economia nacional é que "mesmo no cenário negativo, o Brasil fica numa situação favorável em comparação à economia mundial. Mas, frustrante em comparação ao que poderia estar fazendo”, concluiu.

 

 

Fonte: Olhar Direto


Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT)
Avenida Tancredo Neves, 93 - 2· andar - Bairro Jardim Petrópolis - Cuiabá (MT)
CEP 78070-122 - Fone: (65) 3627-3020
Anuncie - Política de Privacidade
2014 -Todos os Direitos Reservados
V3 Agência Web