Olá, seja bem-vindo (a)!
Domingo, 22 de Julho de 2018
NOTÍCIAS
11-09-2008 | 12:28
Investimento cresce mais no 2º trimestre
Mantega avaliou que o crescimento econômico tem uma qualidade melhor do que em outros períodos porque vem acompanhado da desaceleração da inflação. Ele lembrou que a pesquisa Focus realizada pelo Banco Central junto ao mercado já reduziu a previsão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano, de 6,56% para 6,27%. "Portanto, abaixo do limite da expansão da meta de inflação", afirmou. A banda superior da meta de inflação é de 6,5%.

 

O ministro acrescentou que a qualidade do crescimento é constatada ainda pelo aumento dos investimentos, que tiveram um acréscimo maior no segundo trimestre do que o registrado no primeiro trimestre, quando já havia sido de 15,2%. "Esse crescimento sólido da economia vem sendo puxado por investimentos. Isso significa que a demanda está crescendo, mas que também está tendo aumento de oferta", explicou. "A Formação Bruta de Capital Fixo cresceu quase três vezes mais do que a expansão do PIB. Isso é um bom indicador".

 

Aperto fiscal - Mantega disse que o maior esforço fiscal do governo desacelerou os gastos do setor público no segundo trimestre deste ano. "Com o superávit primário maior, o consumo do governo desacelerou entre o primeiro e o segundo trimestres. Isso era previsto". Mantega também destacou que o setor agropecuário, que apresentou aceleração da atividade, mostra que os agricultores "estão aproveitando os bons preços do mercado doméstico e internacional". O maior ritmo de crescimento foi elogiado pelo ministro, que citou como bom exemplo o aumento dos estoques do País no período.

 

Fonte: Gazeta Digital


Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso - Intermunicipal
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político Administrativo
Centro Sindical do Sistema FIEMT - Cuiabá-MT - CEP: 78049-940 - Tel.: (65) 3627-3020
Anuncie - Política de Privacidade
2014 -Todos os Direitos Reservados
V3 Agência Web