Sábado, 15 de Dezembro de 2018
03-09-2012 | 11:20
Candidato Mauro Mendes (PSB) se reúne com representantes do Sinduscon/MT e do Sincop/MT para debater propostas

O candidato a prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), esteve reunido na sede do Sinduscon/MT, com representantes do Sindicato das Indústrias da Construção de Mato Grosso e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Mato Grosso (Sincop).

Na pauta estiveram questões relacionadas ao planejamento da Capital, ao tratamento de esgoto, resíduos sólidos, manutenção de viadutos, educação e gestão orçamentária.

O presidente do Sinduscon/MT, Cezário Siqueira, durante a reunião cobrou do candidato ações voltadas à infra-estrutura e saneamento. Sobre isso, o candidato respondeu: “Temos que ter visão de futuro. Foco. E não restringir. Esses instrumentos não podem inviabilizar. O poder público tem que incentivar a economia. Temos que enfrentar de frente as situações e não dar preferência a interesses políticos”, disse Mauro Mendes.

Os representantes dos sindicatos patronais ainda mostraram preocupação a respeito do Decreto que instituiu a gestão de resíduos sólidos em Cuiabá, e na Lei Federal do Conama. Cezário Siqueira ressaltou a falta de investimentos no setor: “Não tivemos sucesso porque a lei contraria e dificulta a vinda de outras instituições para Cuiabá. É preciso também implantar um sistema de tratamento de resíduo para a construção. Estamos crescendo em obras e os resíduos vão aumentar”, explicou o presidente.

Questionado sobre o assunto, o candidato a prefeitura de Cuiabá afirmou que irá fazer o que é satisfatório para a cidade: “Se for para resolver os problemas pode contar comigo, mas para atender interesses pessoais eu não vou atender”.

Outra preocupação do setor é com a desoneração dos impostos. O pedido é para incentivar ainda mais o crescimento da construção civil no estado. Além disso, Cezário Siqueira, ressaltou que a CAB Ambiental tem respondido negativamente aos anseios por água e esgoto em obras do programa Minha Casa, Minha Vida.

Para o candidato Mauro Mendes é necessário que o governo seja parceiro nesse processo: “A Prefeitura tem interesse social. Podemos aproveitar a chance também de preencher espaços urbanos vazios. Temos que cobrar a CAB Ambiental a possibilidade de levar esgoto a todos essas famílias atendidas pelo programa. Isso também é uma questão de saúde”, afirmou ele.

O candidato ainda foi cobrado pelo vice-presidente da indústria imobiliária do Sinduscon/MT, Paulo Bresser, sobre a defasagem de pessoal e a falta de qualificação dos profissionais atuantes nas secretarias da Prefeitura Municipal: “Vejo com certa preocupação porque temos pessoal há 30 anos na mesma área. Não existe renovação, ou atualização. Temos legislação, mas há muito achismo. Isso é um desgaste grande e é ruim para a cidade”, expôs ele. Sobre isso, Mauro Mendes respondeu: “Conheço histórias de vícios, e de muitos problemas, mas meu grande sonho é fazer a modernização da gestão pública”, explicou ele.

Ao final do debate, o presidente do Sinduscon/MT, Cezário Siqueira, agradeceu a participação do candidato: “Sabemos da importância de reuniões como essa. O Sindicato está à disposição para fazer a aproximação com propostas e trabalho. O setor é importante por que hoje é respeitado como produtivo. Temos que ter projetos a longo prazo”, disse ele.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Mato Grosso (Sincop/MT), José Alexandre, também se colocou à disposição para debater projetos interessantes para o setor: “Gostaria de reiterar a importância do empresariado na gestão pública. Não deixa de ouvir o empreendedor porque ele mais do que ninguém sabe das dificuldades do dia-a-dia”, ressaltou ele.

Mauro Mendes também agradeceu a oportunidade de apresentar as suas propostas de governo: “Quero agradecer o convite. Foi muito proveitoso. Somos capazes de interagir e de agir. Tive coragem de entrar no mundo da política e encarar o desafio porque são muitos os problemas”, concluiu o candidato.

A reunião com os candidatos já ocorre tradicionalmente durante os pleitos eleitorais. O objetivo é buscar contribuições democráticas ao setor, através do plano de governo dos candidatos.

Assessoria de Imprensa do Sinduscon/MT – Sêmia Mauad