Sábado, 15 de Dezembro de 2018
03-12-2018 | 17:46
Cerimônia homenageia ex-presidentes nos 50 anos do Sinduscon/MT
Todos os ex-presidentes da entidade receberam placas de agradecimento pelo serviços prestados em prol da construção civil em Mato Grosso

Marciu's Fotografia

Os 50 anos de fundação do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT) – celebrado oficialmente no dia 9 de outubro - foram lembrados durante a cerimônia de posse da Diretoria Executiva da entidade, eleita para o triênio 2018-2021. Todos os ex-presidentes do sindicato foram homenageados pelo sindicato com o recebimento de uma placa de agradecimento pelos serviços prestados em prol da construção civil no estado. Cerca de 250 pessoas participaram da cerimônia realizada na sexta-feira (30) à noite, no Auditório do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

Foram homenageados os ex-presidentes da entidade: Otacílio Borges Canavarros (1968-1978), João Barbuino Curvo Neto (1978-1982), Leopoldo Mário Nigro (1982-1985),  Carlos Antonio de Borges Garcia  (1985 -1991), Carlos Avalone Júnior (1991-1994),  João de Souza Vieira Filho (1994-1997),  Oscar Soares Martins (1997-2003), Adilson Valera Ruiz (2003-2006), Luiz Carlos Richter Fernandes (2006 -2009),  Luiz Lotufo Júnior (13/10/2009 a 07/12/2009) e Cezário Siqueira Gonçalves Neto (2009 -2015). O ex-superintendente do Sinduscon-MT, Manuel Joaquim Coelho, que atuou na entidade entre os anos de 2004 e 2018)  também foi homenageado.

“Nossa gratidão àqueles que fizeram história doando tempo comprometimento e dedicação pela construção de um sindicato forte e representativo”, dizia a mensagem contida na placa de agradecimento aos homenageados.  As placas foram entregues pelo presidente eleito Julio Flávio Campos de Miranda, que está no comando da entidade desde 2015, e pelo vice-presidente Claudio Cleber Ottaiano. Richter, Nigro, Avalone,  Valera , Siqueira e Garcia participaram da solenidade, ocasião em que receberam as homenagens.  Joaquim Augustinho Curvo recebeu a homenagem em nome do primo João Barbuino Curvo Neto (in memorian).

Em seu discurso, Ottaiano fez um retrospecto do Sinduscon-MT, desde sua fundação, relatando as mudanças de denominação e os sucessivos desmembramentos da entidade, que posteriormente deu origem a outros sindicatos patronais da indústria. Ele lembrou do pioneirismo dos seus fundadores e citou que da entidade saíram dois ex-presidentes da Fiemt.

“O Sinduscon-MT nasceu antes mesmo da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, a Fiemt. Do sindicato saiu um dirigente da instituição:  Carlos Antonio de Borges Garcia, ex-presidente do Sinduscon-MT, ficou no comando da Fiemt por dois mandatos, entre os anos de 1994 e 2000. Carlos Avalone respondeu interinamente pela Fiemt em 2006. O sindicato mostra sua força enquanto categoria organizada no sentido de lançar lideranças de qrande capacidade técnica e forte influência política, razão pela qual também ocuparam cargos públicos na administração pública estadual”, destacou.

História

O Sinduscon/MT nasceu em 9 de outubro de 1968 com o nome de Associação das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Cuiabá. Na primeira diretoria da entidade estavam lideranças como Otacílio Borges Canavarros, João Barbuino Curvo e Carlos Augusto Alves Correa, empresários da vanguarda da construção e que até hoje são fonte de inspiração para as novas gerações.

Em 14 de novembro de 1968, a entidade recebeu o nome de Associação das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Cuiabá e Várzea Grande. No ano seguinte, em 1969,  foi transformada em Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Cuiabá.  Em 1971, o sindicato foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho.

A denominação para Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso ( Sinduscon-MT) Intermunicipal, foi homologada em 2001, e publicada no Diário Oficial da União, nome que permanece até os dias de hoje.

O sindicato tem em sua base territorial um total de 101 municípios. O restante das cidades tem base territorial compartilhada entre s Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-Sul/MT) – Rondonópolis - e pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Cáceres (Sinduscom/Cáceres).

Anderson Pinho, Assessoria de Imprensa do Sinduscon-MT