Sábado, 20 de Outubro de 2018
15-10-2009 | 17:01
Certificado de Origem digital reduz custos com a burocracia
Comércio Exterior

Brasília – A Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), oferece aos exportadores a emissão on line do Certificado de Origem. Com o serviço informatizado, que está disponível nas federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal, o tempo médio de emissão do documento caiu de dois dias desde o momento em que a empresa começava a preencher as informações até receber a aprovação para apenas 15 minutos em média Além disso, o novo sistema evita erros, reduz os custos com a burocracia e dá maior segurança ao exportador.

Em fevereiro de 2010, o sistema permitirá a emissão de Certificados de Origem totalmente digitais para mercadorias vendidas ao Uruguai e Argentina. Posteriormente, a facilidade será estendida às exportações para outros países. Isso dispensará a papelada, e o exportador poderá passar o documento para o importador por meio eletrônico, o que garantirá mais segurança nas operações e afastará o risco de falsificações.

O certificado de origem, documento que comprova a nacionalidade do produto, é necessário para o exportador obter os benefícios alfandegários previstos nos acordos comerciais do Brasil com outros países. As federações de indústrias estão entre as instituições que têm a autorização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para emitir os certificados. Atualmente, o Sistema Indústria é o maior emissor do país, com o equivalente a cerca de 75% do total de certificados no país.

Para usar o sistema informatizado da CNI, os exportadores devem acessar o endereço eletrônico www.cod.cni.org.br ou procurar a federação de indústria do seu estado. Apenas os estados do Amapá e de Tocantins não dispõem do serviço.

Fonte: CNI