Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018
11-08-2009 | 10:17
Crédito com recursos da poupança atinge recorde
O volume de financiamentos imobiliários com recursos da caderneta de poupança cresceu 5,07% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado, e atingiu R$ 13,605 bilhões.

"Esse foi o melhor primeiro semestre da história", afirmou o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Luiz Antonio França, que espera em 2009 que o volume de crédito acumule R$ 30 bilhões.

"Nossa expectativa é conservadora", disse França, acrescentando que a perspectiva é que os financiamentos do segundo semestre fiquem em nível semelhante aos R$ 17 bilhões da segunda metade do ano passado. Dos R$ 13,605 bilhões utilizados no primeiro semestre, R$ 8 bilhões foram direcionados para compra de imóveis, com crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado. Os outros R$ 5,6 bilhões foram para construção, representando queda de 24% na mesma base de comparação.

Em junho, foram financiados R$ 2,976 bilhões com recursos da poupança, com queda de 6,78% em relação a junho do ano passado e alta de 24,7% na comparação com maio. De acordo com a Abecip, foi o melhor resultado mensal de 2009. No semestre, o número de unidades financiadas caiu 2,57%, para 125,136 mil.

Fonte: Gazeta Digital

Em junho, foram financiadas 25.840 unidades, 20,6% a menos que no mesmo mês do ano passado e 24,1% a mais que em maio. Segundo França, o volume financiado em junho foi próximo ao registrado no período anterior ao acirramento da crise financeira internacional.

Meta -Segundo França, a projeção de R$ 30 bilhões de crédito imobiliário com recursos da poupança representará uma estabilidade em relação aos R$ 30,032 bilhões financiados com recursos da poupança no ano passado. O número de unidades financiadas deve superar 300 mil, ante as 299.685 unidades em 2008.

Fonte: Gazeta Digital