Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
17-11-2016 | 09:24
Cursos de mecânico, pedreiro e manicure beneficiam diversos perfis de recuperandos

Sejudh/MT

Levar dignidade, resgatar a autoestima, dar aconselhamento e condições para um amadurecimento pessoal, além de lançar e efetivar projetos que tragam proveito profissional, de forma a promover os direitos básicos do recuperando. Este é o objetivo do trabalho de reinserção social desenvolvido pelo governo estadual por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), que beneficiou um grupo de assistidos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC).

De acordo com a direção da unidade penitenciária, três cursos ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) beneficiaram diversos perfis de recuperandos. “Os reeducandos do projeto LGBT Arco Íris participaram, por quase três meses, do curso de Manicure e Pedicure ofertado pelo Senai. Isto significa que quando eles saírem daqui, já estarão preparados para o mercado de trabalho”, diz o diretor do CRC, Winkler Teles de Freitas.

Em outro módulo oferecido pelo órgão que compõe o Sistema S, recuperandos foram profissionalizados no curso de Pedreiro pelo Senai. A terceira qualificação ofertada foi de Mecânico Automotor. “Buscamos desenvolver a autoestima, disciplina, valorização pessoal, trabalho em equipe, cidadania, expressão e autocontrole destes recuperandos”, explica o adjunto de Administração penitenciária, Fernando Lopes.

Um dos recuperandos beneficiados conta que participar destas qualificações, além de dar condições de trabalho quando estes retornarem ao convívio social, promove a diminuição da ansiedade e da agressividade. “Saímos daqui acreditando numa vida melhor, ficamos mais calmos, pois estamos passando por experiências que comprovam que o estado realmente está preocupado em transformar nossas vidas, em nos dar uma nova chance”.

Funac

Todo este trabalho de reinserção social é intermediado pela Fundação Nova Chance (Funac), instituição vinculada à Sejudh-MT, que tem por objetivo ressocializar pessoas que estão em privação de liberdade, além de auxiliá-los na recuperação psicossomática e na assistência familiar.

A Funac busca voltar suas ações para a melhoria das condições de vida dos assistidos através da elevação social, moral, física e familiar, assim preparando e mostrando aos assistidos formas de contribuições para o desenvolvimento da sociedade.

A fundação tem formado parcerias com outras instituições estaduais e federais, empresas privadas e com a sociedade civil, de um modo geral, para oferecer cursos de qualificação com a finalidade de profissionalizar e inserir os reeducandos no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

Rodrigo Maciel Meloni | Sejudh-MT