Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018
18-09-2012 | 09:19
Economia ganhou força em agosto e PIB do 3º tri pode ficar próximo a 1%

A retomada da economia, que começou lenta entre junho e julho, deve ter ganhado força em agosto. Na avaliação dos economistas os indicadores como o fluxo de veículos pesados nas estradas, o aumento da expedição de papel ondulado e a elevação da confiança do empresário reforçaram a perspectiva de que a produção industrial, impulsionada por uma conjuntura mais favorável e não mais apenas pelos estímulos fiscais concedidos pelo governo, teve crescimento bem mais forte e disseminado no mês passado.

Com maior contribuição da indústria, economistas projetam que a atividade pode ter crescido 1% em agosto em relação a julho, feitos os ajustes sazonais, após alta de 0,42% na medição anterior, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

Essa aceleração corrobora expectativas de que o Produto Interno Bruto (PIB) - indicador para o qual o IBC-Br é considerado um termômetro - avançou a um ritmo anualizado próximo a 4% já no terceiro trimestre.