Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018
16-06-2010 | 10:08
Em debate a escassez de crédito imobiliário
O setor da construção está preocupado com o esgotamento das fontes de recursos para financiamento imobiliário. O tema foi debatido em reunião da Comissão de Indústria Imobiliária (CII), durante o Enic, em Maceió (AL).

O presidente da CII, João Crestana, disse que há uma necessidade urgente de se buscar novas fontes como alternativa para o crédito imobiliário já que as projeções mais recentes apontam uma futura escassez dos recursos da poupança e do fundo de garantia.

"O mercado conta com um volume de R$ 250 bilhões da Poupança e mais R$ 250 bilhões do FGTS, e uma hora isso acaba. Precisamos buscar novas fontes a exemplo dos fundos de pensão, cujos montantes disponíveis são bem maiores", argumenta Crestana. Ele lembra que, enquanto países como Chile e México contabilizam 20% de investimentos imobiliários, no Brasil o índice é de apenas 5%.

Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) revelam que a caderneta de poupança representa 11% das opções de aplicação com mais de 10 milhões de moradias já financiadas. Porém, a estimativa é de que até 2013 o estoque de financiamento representará mais de 65% da poupança.

O debate entre representantes do setor buscou a conscientização e mobilização dos empresários, em prol da complementação desses recursos no país. O fortalecimento da securitização de crédito imobiliário foi uma das alternativas sugeridas na reunião da CII como forma de completar recursos. Outra solução apontada foram os fundos de investimentos que disponibilizam um orçamento de R$ 500 bilhões aos investidores. (Fonte: CBIC, com texto de Alexandra Alves)

Assessoria do Sinduscon

Telefone: 9245 1472