Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
05-11-2018 | 09:30
Financiamento imobiliário com recursos da poupança tem alta este ano
Setor registrou aumento de 10,05%

Reprodução

Financiamento imobiliário com recursos da caderneta de poupança avançou em 10,05% este ano em Mato Grosso, comparativamente com 2017. De janeiro a setembro de 2018 foram contratados R$ 617,538 milhões, ante R$ 561,096 milhões no mesmo intervalo do ano passado, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Os recursos financeiros demandados este ano foram revertidos para aquisição ou construção de 2,594 mil moradias por todo o Estado, quantidade 8,85% superior às 2,383 mil unidades habitacionais financiadas no mesmo período do ano passado. Outra situação revelada pelo levantamento da Abecip é que o valor médio dos imóveis financiados no decorrer dos 9 primeiros meses de 2018 permaneceu praticamente equiparado com a média de preços registrada em 2017.

Enquanto no último ano foram adquiridos a prazo imóveis cotados no patamar de R$ 235,457 mil, este ano os valores medianos ficaram situados na faixa de R$ 238,063 mil, com variação anual de 1,10%. Ter uma casa própria e sair do aluguel é um dos sonhos da vendedora Raquel de Souza, 24. Ela explica que começou a se organizar financeiramente para isso e passou a manter uma reserva em caderneta de poupança.  Contudo, surgiram novas contas a pagar e os recursos economizados minguaram. “Comecei a juntar dinheiro, mas não deu certo de comprar ainda”, resume.

Silvana Bazani, A Gazeta