Sábado, 15 de Dezembro de 2018
28-11-2018 | 14:43
Gustavo de Oliveira assume a Presidência do Sistema Fiemt

Assessoria de Comunicação/Fiemt

O industrial Gustavo de Oliveira foi empossado na manhã desta quarta-feira (28) como presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). Ele lidera a diretoria eleita para conduzir a federação pelo quadriênio 2018-2022. A cerimônia ocorreu no auditório da instituição, em Cuiabá.

De acordo com o presidente, que atua há mais de 20 anos na indústria de mineração, a industrialização é o grande vetor para o desenvolvimento econômico. “Grandes países desenvolvidos produzem produtos com muito valor agregado. É o que queremos e pelo quê vamos trabalhar. Industrializar Mato Grosso ajudará o país a crescer, pois gera emprego, renda, aumenta a arrecadação e gera benefícios para toda a sociedade”, disse.

Para Oliveira, é preciso solucionar os problemas logísticos, reduzir custos tributários e promover reformas estruturais necessárias para atrair mais investimentos. “O modelo tributário brasileiro está exaurido. É necessário rever toda a matriz tributária, distribuir melhor a arrecadação e desonerar o setor produtivo. Acreditamos em diálogo com o governo na busca de soluções para o desenvolvimento. Já tivemos gargalos resolvidos pelos governos com apoio da federação. E vamos continuar trabalhando para solucionar muitos outros”.

O presidente destacou que o setor produtivo é primordial para retirar o Brasil da atual crise econômica. “É no setor privado que estão as respostas para o anseio da sociedade. É na indústria que estão os melhores postos de trabalho, os mais qualificados e, principalmente, o grande motor de desenvolvimento econômico mundial. Para isso que a federação existe, para defender o setor industrial. E, neste momento do Brasil, é o setor industrial que vai dar as respostas mais rápidas aos problemas”, afirmou Oliveira.

O Sistema Fiemt é composto pelas instituições Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), além da própria Fiemt, que há mais de 40 anos atua na defesa do fortalecimento do setor industrial no estado e representa 38 sindicatos empresariais da indústria.

“Temos muitos desafios para vencer até conquistar o ambiente de negócios ideal. E juntamente com apoio dos sindicatos e da Confederação Nacional da Indústria vamos superar as barreiras e construir condições para gerar riqueza. E, para que o país se desenvolva socioeconomicamente, o Sistema Indústria é imprescindível. Os desafios são muitos, mas estamos prontos”, finalizou.

Gestão Milan

O ex-presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, que ficou à frente da instituição por dois mandatos (2012-2015/2015-2018), fez um balanço da sua gestão: “Estou entregando a federação em uma situação muito melhor do que a pegamos. Uma instituição que tem o corpo técnico focado em resultado e em redução de custos. A Federação, junto com Sesi, Senai e IEL, traz excelentes resultados para Mato Grosso. Tivemos um crescimento de 62% no associativismo nesse período, o que fortaleceu a nossa representatividade. E isso mostra a qualidade da gestão que tivemos, totalmente voltada ao fortalecimento da indústria mato-grossense”.

Somente em 2018, a gestão de Milan inaugurou seis unidades do Senai no estado. “Nos últimos seis anos foram realizadas mais de 660 mil matrículas e fomos reconhecidos como um dos melhores do Brasil. As pessoas que estudam na instituição aumentam o salário e tem emprego garantido no mercado. O Senai transforma vidas, não só qualifica pessoas”, ressaltou Milan.

Ao longo dos dois mandatos, o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizou mais de 6 milhões de atendimentos. “É um resultado muito significativo da nossa gestão, pois representa mais saúde e segurança no trabalho, educação e lazer levados aos trabalhadores da indústria. Ou seja, mais qualidade de vida para os industriários e seus familiares”, avaliou Milan.

Outro marco da gestão foi o projeto social Multiação que, em cinco anos, realizou 404 mil atendimentos. “É um projeto que vai aonde o poder público não chega com serviços de saúde, educação, cultura e lazer. São 40 parceiros que se doam para salvar vidas e é um projeto que será mantido pela próxima gestão da Fiemt”, garantiu Milan.

No período, o IEL MT inseriu 12 mil jovens no mercado de trabalho por meio do programa de estágio. “Foram resultados maravilhosos que conquistamos à frente do Sistema Fiemt. Não temos dúvida que ainda existe muito a ser feito para tornar o setor industrial mais competitivo. Desejo sorte à nova gestão para que a indústria consiga, cada vez mais, ajudar a construir um Mato Grosso melhor”, finalizou Milan.

Confira a composição da nova diretoria:

Presidente: Gustavo Pinto Coelho de Oliveira
ice-Presidentes: