Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018
12-09-2018 | 11:59
Indústria 4.0: Senai MT apresenta plataforma de gestão e controle de produção na nuvem
Protótipo apresenta os processos de gestão e controle de produção na nuvem, por meio de um hardware dedicado para coleta de dados de sensores instalados nos equipamentos da indústria

Reprodução

Entre os destaques do evento ‘Desvendar 4.0’, que será realizado nesta quarta-feira (12/09), a partir das 14 horas, no Senai Várzea Grande, está a apresentação da plataforma ‘MINA – Minha Indústria Avançada’. O protótipo apresenta os processos de gestão e controle de produção na nuvem, por meio de um hardware dedicado para coleta de dados de sensores instalados nos equipamentos da indústria, exigindo apenas um link de internet para ser acessada. As inscrições podem ser realizadas pelo site senai40.com.br ou aqui.

A plataforma, que é bastante simples, atende as necessidades de Digitalização da informação, Conectividade, Visibilidade, Transparência e, para alguns aspectos, a Previsibilidade. Entre os diferenciais estão o baixo custo e a rápida instalação (em três etapas que podem ser completadas em até uma semana). As empresas que a adotam conseguem atingir o nível 4 dos seis definidos pelo Índice de Maturidade de Indústria 4.0, definido pela Academia Nacional de Ciência e Engenharia da Alemanha (Acatech).

Com esses dados é possível acompanhar e avaliar a produção em tempo real. A solução exige um hardware específico na indústria, no entanto pode ser acessada por meio de computadores convencionais, celulares ou tablets. O foco é na plataforma, responsável por processar os dados coletados e transformá-los em informações úteis para orientar ações que podem ser tomadas imediatamente para reduzir perdas. A plataforma também gera automaticamente indicadores usados por supervisores, diretores e gerentes de produção e manutenção.

O principal objetivo é a coleta de dados de produção e parada de maquinas. Essas informações são fundamentais para direcionar esforços com ações nos pontos de maior impacto na produção, sejam eles manutenção preventiva, gargalos de processo e outros.

Programação

Aberto ao público e com programação totalmente gratuita, o evento começa às 14 horas com quatro minicursos nas áreas de Robótica Lego, Robótica Móvel, Comunicação em Rede Industrial e Diagnóstico Automotivo. Das 16h às 17h30 acontece o Diálogo de Aprendizagem com as Novas Tecnologias, das 18h às 19h, a palestra nacional ‘Inovações e Transformação Digital’ (com transmissão ao vivo) e às 20h, a palestra magna ‘Desvendando a Indústria 4.0’.

Confira a programação completa aqui. O Senai Várzea Grande fica na Av. Dom Orlando Chaves, 1.536, no bairro Cristo Rei.

Assessoria de Comunicação da Fiemt