Sábado, 16 de Dezembro de 2017
10-10-2017 | 09:07
Indústria da Construção lança Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes
O lançamento ocorrerá durante o III Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Indústria da Construção, que será realizado pela CBIC a partir das 9h, no Complexo Brasil 21

Agência CBIC de Notícias

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) deflagra nesta terça-feira (10), em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção. Em parceria com o Sesi-DN, os Seconci's e o Ministério do Trabalho (MTE), a campanha percorrerá o Brasil – além do evento de lançamento, serão realizados outros cinco seminários regionais até março de 2018.

“Essa é uma ação estratégica para nosso setor, que tem produzido avanços no campo da saúde e segurança do trabalhador da construção”, diz o presidente da CBIC, José Carlos Martins. “Inédita, essa ação disseminará as boas práticas na área de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvidas por esses parceiros e pelas entidades associadas à CBIC”, diz Fernando Guedes, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da entidade, destacando ser esta a primeira vez que a CBIC une esforços com o órgão fiscalizador em torno da prevenção.

O lançamento da campanha ocorrerá durante o III Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Indústria da Construção, que será realizado pela CBIC a partir das 9h, no Complexo Brasil 21.

Segundo Guedes, a redução no número de acidentes decorre de um investimento crescente em ações de fomento à saúde e segurança do trabalhador, tema estratégico para a indústria da construção. “Novas tecnologias, treinamento permanente e o fornecimento de equipamentos adequados de proteção contribuem para a redução do número de acidentes.

Também é cada dia maior a consciência dos empresários de que o bem estar dos trabalhadores é fundamental para que o ambiente de trabalho seja equilibrado, saudável e produtivo”, diz o presidente da CPRT. Com essa campanha, a CBIC quer manter o incentivo e fomentar o enraizamento de uma cultura de prevenção nas empresas da indústria da construção.

Os seminários organizados pela CBIC servirão para estreitar o diálogo da indústria da construção com o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), para discutir os problemas encontrados pela fiscalização, suas soluções potenciais; as especificidades e ações do setor nesse campo.

“É fundamental esse debate, tendo em vista que mais de 50% do custo das obras de uma empresas é com o seu trabalhador”, diz Guedes, reforçando a importância da participação das superintendências de fiscalização do Ministério do Trabalho nos eventos regionais. A programação contemplará palestras e debates para a troca de experiências e boas práticas em segurança e saúde do trabalho (SST); assim como a disseminação de ações, projetos e produtos relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho.

O combate ao acidente de trabalho é tema estratégico na agenda da indústria da construção. Nesse campo, a CBIC tem buscado soluções para a prevenção de acidentes e a criação de ambientes cada vez mais seguros e saudáveis para o trabalhador. Com esse objetivo foram criados os Seconcis em diversas unidades da Federação, que realizam mais de 2 milhões de atendimentos preventivos à segurança e saúde do trabalhador por ano.

Em 2012 foi formalizado o Acordo de Governança do Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção (PNSST-­IC), uma parceria entre a CBIC, o Sesi Nacional e o Seconci Brasil. O PNSST­IC é um programa de inovação tecnológica em segurança e saúde no trabalho, de abrangência nacional, que levanta as necessidades evidenciadas pelo setor da construção; define estratégias e prioridades de atuação; monitora resultados, e divulga métodos, soluções e conhecimento.

Seu principal objetivo é contribuir para a eliminação ou redução do número de doenças e acidentes no trabalho na indústria da construção, com ênfase nos acidentes fatais e incapacitantes. A CBIC elabora diversas ferramentas de prevenção, tais como guias, manuais, vídeos e programas de gestão em Segurança e Saúde no Trabalho.

Agência CBIC de Notícias
Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT)
Avenida Tancredo Neves, 93 - 2· andar - Bairro Jardim Petrópolis - Cuiabá (MT)
CEP 78070-122 - Fone: (65) 3627-3020