Sábado, 15 de Dezembro de 2018
10-09-2012 | 09:00
Infraestrutura está criando mais empregos do que construção civil

Pela primeira vez em muitos anos, a contratação de pessoal em obras de infraestrutura é o dobro do observado na construção civil. Nos 12 meses terminados em julho, as obras em infraestrutura abriram 92,3 mil postos de trabalho formais em todo o Brasil, enquanto a construção civil criou 43,1 mil vagas.

Outros 45,1 mil postos foram gerados em serviços de construção, totalizando 180,5 mil empregos com carteira de trabalho assinada no setor da construção.

A retomada do emprego em infraestrutura está sendo mais intensa nas obras de energia elétrica, telecomunicações, água, esgoto e transporte por dutos. No período de agosto de 2011 a julho deste ano, foram criados 31.282 empregos nessas áreas, o que representou um salto de 873,9% em relação aos 3.212 postos abertos nos 12 meses anteriores.

Na construção de rodovias, ferrovias, obras urbanas e obras de arte especiais, o crescimento entre os dois períodos foi de 176,3%, de 7.417 para 20,496 novas vagas. Outras obras de infraestrutura abriram 40.549 postos nos últimos 12 meses, contra 16.178 no período anterior - alta de 150,6%.