Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018
13-07-2009 | 10:01
LDO de Cuiabá não prevê verbas
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Cuiabá para 2010 não prevê nenhuma obra referente à Copa de 2014.

Apesar de ter sido escolhida uma das sedes do maior evento esportivo de futebol do mundo, a Capital vai iniciar a discussão apenas na Lei Orçamentária Anual (LOA) que será elaborada no segundo semestre, diferente do que vem fazendo o governo do Estado que já discute, já tem pronto o esboço de emendas e inclusive está alterando o PPA - Plano Plurianual.

A LDO de Cuiabá está na Câmara desde 27 de março e a Secretaria de Planejamento da Capital, sob comando do vice-prefeito Chica Galindo (PTB), já avisou os parlamentares que só vai discutir obras da Copa no segundo semestre. Isso é o que garante o presidente da Comissão de Economia e Finanças da Câmara Municipal, vereador Ivan Evangelista (PPS).

A falta de obras para a Copa já vem sendo criticada por alguns vereadores, como Lúdio Cabral (PT), que defende a criação de um fundo municipal para administrar recursos visando a Copa de 2014. O secretário extraordinário para Assunto da Copa na Prefeitura de Cuiabá, Agripino Bonilha Filho, considera normal a ausência do assunto na LDO. Alega que a Lei de Diretrizes Orçamentárias foi elaborada antes da escolha de Cuiabá como uma das sedes. Diz ainda que não vê prejuízos em aguardar a criação de uma agência estadual que irá tratar do mesmo assunto e deve ter uma atuação conjunta.

Diferente de Cuiabá, devido à importância do assunto o governador Blairo Maggi (PR) já admite apresentar à Assembleia Legislativa um projeto substitutivo da LDO estadual, já que o projeto também foi elaborado antes da escolha da Capital. A expectativa é que Mato Grosso receba mais de R$ 5 bilhões de investimentos públicos e privados. Somente o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo assegura que haverá investimentos imediatos de R$ 1 bilhão e mais R$ 1 bilhão nos próximos meses.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá assinaram termos de compromissos com a FIFA e a CBF para a realização de obras para a realização da Copa.

Emendas - Os vereadores Ivan Evangelista, Lúdio Cabral (PT) e Adevair Cabral (PDT) já apresentaram emendas à LDO, que deverá ser votada nessa semana antes do recesso parlamentar previsto para começar no dia 17. Entre as sugestões, Lúdio cobra a estipulação de metas para os diferentes setores, o que foi cumprido no projeto apenas na área de assistência social. Adevair e Ivan cobram recursos para pagamento de rescisões contratuais, entre outros.

Fonte: Gazeta Digital