Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018
22-06-2010 | 12:26
Mais lotéricas farão serviços bancários

A Caixa Econômica Federal vai ampliar o total de lotéricas que oferecem serviços bancários especiais, como recepção e encaminhamento de propostas de crédito consignado, financiamento de imóvel, cartões e seguros.

Alguns desses serviços já são oferecidos por meio desses correspondentes desde 2007. Outros, como o crédito habitacional, foram disponibilizados recentemente e já atraíram o interesse de alguns agentes.

Quase metade das 10,4 mil lotéricas no país já oferece algum desses serviços, que demandam atendimento especializado. A maioria, no entanto, faz apenas abertura de conta simplificada. O número das que trabalham com crédito não chega a 1.500, e a maioria oferece só empréstimos consignados.

Além de trabalhar com a adesão dos correspondentes mais antigos, a Caixa incluiu nas licitações para a abertura de lotéricas a obrigação de que haja um espaço reservado para atendimento fora dos guichês. É preciso ter também pelo menos um funcionário treinado pela instituição financeira estatal para lidar com esses produtos. A expectativa é abrir 2.000 correspondentes nesse modelo.

"Esses produtos são um pouco diferentes das características originais das lotéricas, que oferecem serviços rápidos. É preciso sentar com o cliente e fazer um atendimento que envolve explicações, esclarecimentos, cálculos. Não pode ser nos guichês", diz o gerente nacional de canal lotérico da Caixa, Antonio Carlos Barasuol.

A atendente Valquíria Pereira trabalha em uma dessas novas lotéricas. Localizada em um supermercado de Brasília, ela já faz abertura de contas. "Como é uma coisa nova, a gente optou por começar primeiro com esse serviço mais simples, para depois disponibilizar outras opções", diz.

O banco também quer aumentar a quantidade de serviços que podem ser oferecidos nesses estabelecimentos. Já há estudos, por exemplo, para oferta de microcrédito (para pequenos empreendedores).

MOTOR

O crédito tem sido um dos principais motores do crescimento da Caixa desde a crise de 2008, quando o setor privado reduziu a oferta de empréstimos e as instituições estatais ganharam espaço.

Para atender à demanda, o banco tem recorrido a todos os seus parceiros, que incluem também imobiliárias, farmácias e supermercados. Segundo a Caixa, o crescimento dos serviços bancários não fez com que esses produtos tirassem o lugar das apostas, que ainda respondem por dois terços do movimento.

O banco avalia que o uso de lotéricas para essas finalidades impulsiona também o ganho com jogos. "O crescimento nos jogos ainda é maior do que em outros serviços. Até porque ninguém sai de uma lotérica sem fazer uma aposta", afirma Barasuol, da Caixa.

Financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário está entre os produtos com maiores taxas de adesão entre os lotéricos. São 280 correspondentes cadastrados, com expectativa de ampliação de até 50 novos estabelecimentos por mês. O retorno com essas operações compensa o investimento em espaço e treinamento de funcionários, diz a Caixa.

Esses novos produtos respondem, em média, por um terço da receita dos correspondentes que optaram voluntariamente por investir nessa área. O principal atrativo são as comissões pagas em cima de um negócio que envolve valores maiores que os jogos.

A remuneração por um financiamento imobiliário de R$ 100 mil equivale à venda de mais de R$ 10 mil em jogos ou ao recebimento de 3.300 contas de consumo. (Fonte: Folha de São Paulo, com texto de Eduardo Cucolo)

Assessoria do Sinduscon

Telefone: 9245 1472