Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
10-10-2013 | 12:38
Manaus é cidade menos preparada para a Copa e BH lidera ranking; Cuiabá é a 3ª
Avaliação do Sinaenco e Portal 2014 leva em conta o cumprimento do cronograma das obras dos estádios, aeroportos e de mobilidade urbana

O Portal 2014 e o Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) divulgaram nesta quarta-feira (09) um ranking das cidades brasileiras mais bem preparadas para a Copa do Mundo de 2014. As notas, de zero a cinco, foram atribuídas de acordo com o avanço das obras dos estádios, dos aeroportos e de mobilidade urbana.

Das 12 cidades pesquisadas, Manaus teve a pior avaliação, com apenas seis pontos. Em seguida, vêm Brasília (seis pontos), Cuiabá (sete), Porto Alegre (sete), Curitiba (oito), Salvador (oito), Recife (oito), São Paulo (nove), Rio de Janeiro (dez), Natal (dez), Fortaleza (11). A capital mais bem preparada e líder no ranking foi Belo Horizonte, com 12 pontos. Na avaliação, o critério de desempate adotado foi a nota concedida à construção ou à reforma dos estádios.

Apenas o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Castelão, em Fortaleza, tiveram nota máxima. Já a Arena Corinthians, em São Paulo, e Arena das Dunas, em Natal, ainda em obras, ganharam nota quatro.

Quanto à mobilidade e aos aeroportos, os projetos excluídos da Matriz de Responsabilidades, divulgados pelo Ministério do Esporte em 2011, pesaram contra. Foi o caso dos monotrilhos de Manaus e de São Paulo e do VLT de Brasília. (Rodrigo Louzas, PinbiWeb)