Quarta-feira, 25 de Abril de 2018
04-11-2008 | 12:20
Mercado prevê juros básicos estáveis até o fim do ano
Na primeira pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central (BC) após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de interromper o aperto monetário, na reunião da semana passada, e manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano, o mercado financeiro reduziu suas projeções para o nível do juro básico no país em 2008 e em 2009.

De acordo com a pesquisa divulgada ontem, a estimativa para o nível do juro no fim deste ano caiu de 14,25% para 13,75% anuais, o que indica previsão de nova manutenção do juro na reunião que acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, a última do ano. Há um mês, a previsão era de juro um ponto percentual mais elevado na virada do ano, em 14,75% ao ano.

Para 2009, a estimativa para o juro no fim do ano também caiu, passando de 13,50% para 13,38% anuais, ante 13,50% de um mês atrás. Pela terceira semana consecutiva o mercado financeiro elevou suas projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2009. Na pesquisa Focus, a mediana das estimativas para o índice no próximo ano subiu de 5% para 5,06%. Há quatro semanas, a expectativa era de 4,85%.

Em igual trajetória, a projeção para o IPCA de 2008 registrou elevação de 6,29% para 6,31%, ante 6,14% registrado há quatro semanas. O IPCA para 2008 subiu pela quarta semana seguida. A previsão para o IPCA em outubro, que será anunciado pelo IBGE na sexta-feira (07), foi mantida em 0,38% e para novembro, em 0,50%. Há quatro semanas, a estimativa do mercado era de respectivamente, 0,36% e 0,45%.

O centro da meta de inflação para 2008 e para 2009 foi estabelecido em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Fonte: Gazeta Digital

Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso - Intermunicipal