Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
Obra na BR-386 à espera de empresas
EXPECTATIVA NO VALE

Obra na BR-386 à espera de empresas
Depois da abertura da licitação, prometida para o final do mês, empreiteiras já podem ser contratadas

Depois de mais de 10 anos de espera, a duplicação da rodovia Lajeado-Canoas (BR-386), no trecho entre Estrela e Tabaí, está cada vez mais perto de sair do papel. De acordo com a Comissão Pró-Duplicação da BR-386, a licitação para a obra deve ser aberta até o final de fevereiro.

O projeto ainda está em Brasília, passando por uma análise do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o diretor de infraestrutura rodoviária do Dnit, Hideraldo Caron, depois de aberta a licitação, as empresas terão cerca de 30 dias para entregar as propostas para análise, que deve demorar outros 40 dias.

– Não há impedimentos para que a licitação seja liberada no final deste mês. A contratação efetiva das empresas responsáveis pela obra deverá ocorrer até o final de maio – disse.

Depois da abertura da licitação, o período entre a elaboração do edital e a definição da empresa responsável pela obra deve ser de cerca de 40 dias. Assim, a comissão espera que a contratação da empresa seja realizada ainda na primeira quinzena de maio.

Em busca de apoio para agilizar a duplicação, uma comitiva esteve reunida com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em São Leopoldo, na última sexta-feira.

– Fomos até lá para esclarecer à ministra a importância que essa obra tem para o Estado – conta José Cenci (PP), prefeito de Fazenda Vilanova e integrante da Comissão Pró-Duplicação BR-386.

Para 2010, a duplicação, que está orçada em R$ 149 milhões, já tem R$ 40 milhões assegurados. Parte da verba consta no PAC, outra parte está garantida por meio de emendas da bancada gaúcha.

A obra é uma alternativa para desafogar o tráfego da BR-116 e melhorar o escoamento da produção agropecuária gaúcha. A duplicação deste trecho de 33,5 quilômetros, considerado um dos mais perigosos, foi uma das obras eleitas durante a campanha 3 Projetos para o Rio Grande, que marcou os 45 anos de Zero Hora, em uma votação popular que mobilizou o Estado.

leticia.mendes@zerohora.com.br
LETÍCIA MENDES

Fonte: Portal Zero Hora

Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT)