Sábado, 21 de Outubro de 2017
11-10-2017 | 09:33
Obras na ponte Benedito Figueiredo seguem sem obstrução da pista

Tchélo Figueiredo/Secom-Cuiabá

Os trabalhos de reparos definitivos na ponte Benedito Figueiredo seguem a todo vapor, sem a necessidade da interdição da pista. As obras, que iniciaram em setembro, compreendem a estabilização da margem esquerda da cabeceira da estrutura, com o auxílio de gabiões de caixa – composição de maior durabilidade e resistência –, além do aterro compactado da área. O local é frequentemente monitorado através da Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a fim de coibir o fluxo de caminhões de grande porte, ainda impossibilitados de circular na região.

Com a interdição da pista prevista apenas para a fase final das obras, para a realização da pavimentação local, a secretária-adjunta municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, orienta os condutores a respeito das limitações físicas do local, até a plena conclusão das intervenções estruturais.

“A operação de restruturação da ponte segue seu ritmo célere, com a previsão de término em 90 dias. Com a via disponível, o trânsito na região não será comprometido, mas é fundamental salientar que apenas veículos de pequeno porte possuem autorização para trafegar no local. Esta restrição é uma medida de segurança, que visa preservar a vida dos condutores e o atual estado da ponte, até que ela esteja completamente apta para receber seu fluxo total”, afirmou.

Interditada em fevereiro deste ano pela Defesa Civil, a ponte Benedito Figueiredo faz parte do pacote de obras estruturais correspondentes à Copa do Mundo FIFA 2014. Com 155 metros de extensão, 12,8 metros de largura e duas faixas de circulação, o local foi parcialmente liberado no início do mês de abril, mediante uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a fim de garantir maior fluidez ao trânsito na região. Na ocasião, o gestor pontuou a necessidade de buscar alternativas plausíveis que não comprometam excessivamente a mobilidade dos cuiabanos.

Orçada em R$ 626,34 mil, as obras estão sendo conduzidas sob a responsabilidade do governo do Estado, com sua execução sob o comando da empresa vencedora do certame licitatório, A.I Fernandes Serviços de Engenharia.

Rafaela Gomes Caetano, Secom-Cuiabá
Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT)
Avenida Tancredo Neves, 93 - 2· andar - Bairro Jardim Petrópolis - Cuiabá (MT)
CEP 78070-122 - Fone: (65) 3627-3020