Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018
Opinião: Novos tempos...
Dionyzio A. M. Klavdianos

Agência CBIC de Notícias

Desta vez, ficaremos hospedados no Macksoud, certamente a opção mais em conta na proximidade da Paulista.

Na sua época áurea, o hotel foi tema de um Globo Repórter, pois era um dos ícones da cidade, um dos últimos encontros das comunidades gregas da América Latina foi lá e o Márcio me contava o tanto que era bom ficar hospedado lá com o irmão e os pais nos tempos de criança.

No jornal Estadão, de 1º de fevereiro, a notícia de que o renomado chef de cozinha Alex Atala se uniu a um grupo de investidores para construírem um hotel de R$ 160 milhões de reais na esquina da Alameda Lorena com a Rua Augusta, juntinho da paulista.

Vão disputar espaço no seleto grupo de luxo, formado, segundo o chef, por pessoas que frequentam restaurantes como o dele, um dos 50 melhores do mundo, sem vestir terno e chegando de Uber.

Nem dá para imaginar aonde caberia um empreendimento deste num local já tão adensado como o escolhido.

Na visita que fizemos à Londres para conhecer a política do governo britânico, para disseminação do BIM no Reino Unido e no mundo, conhecemos um escritório de Arquitetura, cujo um dos diferenciais é a customização de projetos padrão de escolas públicas em diversas ambientações. Sem o BIM, seria bem mais difícil, demorado e dispendioso.

O desafio vencido pelo escritório britânico é bem parecido com o que terá de vencer os responsáveis pela implantação do hotel de luxo. Não posso imaginar os inúmeros fatores intervenientes em termos da construção propriamente dita e da logística.

Situações complexas como a da implantação deste hotel serão cada vez mais recorrentes, pois independente do custo e disponibilidade dos terrenos, regiões como a da Paulista sempre serão cobiçadas. Transformar estes sonhos em realidades pode ser tarefa, e diferencial, para quem domina o BIM.

Dionyzio A. M. Klavdianos é vice-presidente Administrativo-Financeiro do Sinduscon-DF

Sinduscon-DF