Domingo, 18 de Novembro de 2018
28-05-2018 | 11:46
Para CNI, medida provisória que estipula tabelamento de frete é 'retrocesso'

Reprodução

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) criticou duramente decisão do governo Michel Temer imposta na medida provisória que, entre outras ações, tabela valores de frete para o transporte rodoviário de cargas. É a chamada política de preços mínimos.

Na avaliação da CNI, o tabelamento é um grande “retrocesso”, e a “fixação de preços mínimos infringe o princípio da livre-iniciativa e é ineficaz”. Segundo a Confederação, a medida não corrige o problema de excesso de oferta de caminhões no mercado.

“O tabelamento do frete inevitavelmente levará ao aumento geral de preços para a população brasileira, em função da alta dependência rodoviária do país”, afirma a nota que será divulgada nesta segunda-feira (18).

No texto antecipado pelo blog, a CNI ainda afirma que, de acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), há um elevado risco de que a fixação de preços mínimos resultará na cartelização do setor, com consequências danosas para toda a economia.

“Em vez de procurar soluções paliativas e de baixa efetividade, o Brasil deveria enfrentar seriamente a questão tributária, de forma a reduzir a alta carga de impostos que penaliza o setor produtivo e todos os cidadãos”, diz o texto da Confederação, que aponta o retorno do crescimento econômico como solução.

A CNI avalia ainda ser inadmissível que a paralisação de caminhoneiros mantenha o país refém e pede que os governos (federal e estaduais), Ministério Público e outros órgãos encontrem o caminho para levar o país à normalidade.

Matheus Leitão, G1/Blog