Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
13-08-2009 | 10:41
Prefeito sugere a Copa de 2014 como tema para congresso do Confea a Crea em Cuiabá
O prefeito Wilson Santos e a presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), arquiteta Adriana Bussiki Santos, estiveram reunidos nesta quarta-feira (12) à tarde com os presidentes do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia(Confea), Marcos Túlio de Melo, e do Conselho Regional(Crea-MT), Tarciso Bassan, com o objetivo de discutir parcerias para o VII Congresso Nacional(CNP) e a 67ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia que terão Cuiabá como sede em agosto de 2010.

Depois de ouvir uma explanação sobre os eventos anteriores e ser informado que os temas do congresso que Cuiabá sediará ainda estão sendo definidos, Santos sugeriu a inclusão da Copa de 2014 na discussão. O prefeito acredita que esse debate poderia ajudar os gestores públicos no planejamento estratégico e infra-estrutura das cidades para o mundial de futebol. “É uma alegria sediar esse encontro, pois sabemos de sua importância e que muitas cidades o disputaram”, destacou Santos.

O prefeito disse que gosta de trabalhar com parcerias, mais ainda quando são previstas de forma antecipada, como essa discutida com o Confea e Crea-MT. “Quando nos antecipamos é possível pensar e planejá-las”, observou Wilson Santos. Prefeitura contribuirá com o evento, especialmente no que se refere à cultura, assegurou.

Aproveitando a presença de conselheiros do Confea de outros estados, Santos fez um histórico sobre a cultura, culinária e personalidades mundiais cuiabanas. “Além de transformar Cuiabá na Capital Brasileira da Engenharia, Arquitetura e Agronomia por uma semana, vocês estarão na terra de cuiabanos ilustres como o Marechal Rondon, que nasceu no município de Cuiabá, onde hoje é o distrito de Mimoso, que agora pertence a Santo Antonio de Leverger; do ex-presidente do Brasil Eurico Gaspar Dutra, e Dante de Oliveira, o autor da emenda das Diretas Já e tantos outros”, lembrou. Santos apontou a possibilidade de em 2010 realizar o festival municipal de Cururu e Siriri, que sempre acontece na segunda quinzena agosto, no período do CNP.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, disse que a expectativa é que 2,5 mil profissionais dessas áreas se reúnam em Cuiabá para esses dois eventos. Além do CNP, com mais de 500 delegados, terão a semana de engenharia e feira de tecnologia. Marcos Túlio e conselheiros permanecem em Cuiabá até esta quinta-feira discutindo internamente a organização do evento e conhecendo a rede hoteleira, locais para o evento e fazendo reuniões com autoridades municipais e estaduais.

Fonte: Olhar Direto

Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso - Intermunicipal