Sexta-feira, 28 de Abril de 2017
Rondonópolis contabiliza R$ 280 mi em obras paralisadas, segundo a prefeitura
Déficit habitacional no município é de 13 mil famílias

Ilustração

A área habitacional em Rondonópolis vive hoje um processo complexo. Com um déficit habitacional de 13 mil famílias e obras do governo federal paradas, a secretaria municipal de Habitação e Urbanismo busca destravar projetos e obter recursos. São mais de R$ 280 milhões em obras paralisadas.

Atualmente há três residenciais com obras paradas na cidade, que somam um total de 4,5 mil residências para famílias de baixa renda. No residencial Celina Bezerra, de responsabilidade do Banco do Brasil, devem ser construídos 4 mil apartamentos. Destes, 1,2 mil apartamentos, que correspondem à primeira fase do projeto, estão com 70% das obras realizadas.

O residencial Dona Neuma, com 470 casas, está abandonado. Segundo informações do secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Paulo José Correa, a Caixa Econômica Federal está em fase de contratação de uma nova empresa para reiniciar as obras.

Já no residencial Padre Miguel ou Lucia Maggi II, de um total de 160 casas, foram construídas 37, as demais estão paradas desde 2012 e não há expectativas de retomada das obras. No local, estão sendo construídos um centro comunitário, um posto de saúde e uma creche, contudo, não há ainda prazo para a retomada das obras das demais residências.

A secretaria de Habitação e Urbanismo já conta com um cadastro de famílias pré-selecionadas para as residências, mas ainda devem passar pelo crivo do Conselho Municipal de Habitação. De 2013 a 2016, a prefeitura, por meio de projetos do governo federal, entregou à população aproximadamente 7 mil casas nos residenciais Dom Osório II, Mathias Neves, Dona Fiúca, Magnólia e André Maggi.

Danielly Tonin, RD News
Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT)
Avenida Tancredo Neves, 93 - 2· andar - Bairro Jardim Petrópolis - Cuiabá (MT)
CEP 78070-122 - Fone: (65) 3627-3020