Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018
09-02-2018 | 09:12
Saques do PIS/Pasep injetam R$ 37 milhões em MT; 51 mil pessoas ainda devem receber
Cerca de 32% dos trabalhadores beneficiados efetuaram o saque, do total de mais de 76 mil beneficiados.

Divulgação

Mais de R$ 37 milhões foram injetados na economia de Mato Grosso com os saques do Fundo PIS/Pasep realizados até a última segunda-feira (5). O valor equivale a 27,6 % do total de R$ 136 milhões, inicialmente previstos para o Estado, onde 25 mil pessoas retiraram o benefício. Assim, aproximadamente 32% dos trabalhadores beneficiados efetuaram o saque, do total de mais de 76 mil beneficiados.

Os números foram divulgados pela Caixa Econômica Federal quinze dias após o crédito em conta que iniciou o pagamento às mulheres com idade entre 60 e 62 anos e homens com idade entre 60 e 65 anos. De acordo com o banco, foram pagos mais de R$ 2,9 bilhões para mais de 2,2 milhões  de cotistas do PIS, em todo país.

Há alguns anos, o trabalhador só tinha acesso à cota quando completasse 70 anos, se aposentasse ou tivesse doença grave ou invalidez. A partir da Medida Provisória nº 813, publicada ao final de dezembro do ano passado, o benefício foi estendido a mulheres a partir dos 62 anos de idade e a homens com mais de 65.

Os dois programas foram criados na década de 1970. O PIS tem a finalidade de integrar o empregado do setor privado e o desenvolvimento da empresa, enquanto o Pasep reúne arrecadações da União, de estados, municípios, Distrito Federal e territórios destinadas aos empregados do setor público.

A Constituição de 1988 trouxe mudanças quanto a esse tipo de recurso, estruturando o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Balanço nacional:

Fabiana Mendes, Olhar Direto
Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT)
Avenida Tancredo Neves, 93 - 2· andar - Bairro Jardim Petrópolis - Cuiabá (MT)
CEP 78070-122 - Fone: (65) 3627-3020