Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
16-09-2009 | 10:55
Sondagem Nacional da Construção
Volta do otimismo dos empresários após crise financeira.

A 40ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção, realizada trimestralmente pelo Sinduscon-SP e pela FGV Projetos, com apoio da CBIC, revelou a volta do otimismo entre os empresários do setor da construção. De acordo com a pesquisa, a percepção favorável dos empresários sobre o crescimento econômico do país em 2009 saiu da margem negativa para positiva, com um aumento de 43,1%, de maio para agosto. A pesquisa também indicou maior otimismo das empresas em relação ao seu desempenho atual e nos próximos meses. Também houve redução de 18,2% na percepção do nível de dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas ante maio. De acordo com o vice-presidente da CBIC e presidente do Sinduscon-SP, Sérgio Watanabe, a perspectiva mudou e as empresas de construção civil, tanto voltadas para obras públicas quanto privadas, estão mais otimistas. A síntese dessa mudança, segundo ele, está estampada no aumento significativo das expectativas de crescimento da economia. "Também as dificuldades financeiras diminuíram para as construtoras e elas estão menos pressionadas", disse Watabe. Ele comentou ainda que o maior otimismo entre os empresários do setor foi impulsionado também pelo aumento de obras públicas, especialmente estaduais, por causa do ano pré-eleitoral, assim como obras privadas industriais e comerciais. "Esse é um sinal de que o investimento começa a voltar. Desde o fim do segundo trimestre, houve um aumento de solicitações de orçamentos para erguer empreendimentos comerciais e industriais", completa. Para o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, o setor da construção puxará o retorno dos investimentos que estimularão o setor industrial como um todo. "A indústria da construção vai fechar o ano com crescimento de 3%", afirma Simão. Integra de matéria sobre o assunto, divulgada hoje no jornal O Estado de S.Paulo, está disponível no CBIC Na Mídia.

Fonte: CBIC

Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT)
Avenida Tancredo Neves, 93 - 2· andar - Bairro Jardim Petrópolis - Cuiabá (MT)
CEP 78070-122 - Fone: (65) 3627-3020