Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018
12-09-2011 | 15:31
Tijolos ecológicos trazem economia

Já pensou em construir uma casa ecologicamente correta, com tijolos até 8 vezes mais resistentes que os convencionais? Isso já é possível em Campo Grande (MS), com o uso dos chamados tijolos ecológicos. Apesar de serem 10% mais caros que os comuns, no custo final da obra, o consumidor pode economizar cerca de 40%, por que a tecnologia não demanda grandes investimentos em acabamento da construção.

Os tijolos ecológicos podem ser feitos também de bagaço de cana de açúcar, casca de arroz, porcelana, gesso industrializado, fibrocimento, areia de fundição, material de construção civil, entre outros materiais como notas de dinheiro sem uso.

O gerente de marketing de uma empresa que fabrica o produto em Campo Grande, Marcos Matos, destaca a preocupação que a indústria tem em desenvolver projetos que auxiliam no mercado da construção ecologicamente correta, com a fabricação de máquinas que utilização resíduos sem utilidade, como lixos orgânicos.

Para ressaltar essa importância, a indústria quer entrar no Guinness World Records (Livro dos Recordes), com a construção da maior obra do mundo feita com tijolos de lixo orgânico, com área de 10 mil m, que tende a ficar pronta no final do ano de 2012.

Tijolo Modular

Em virtude do sistema vazado e encaixe na vertical, o tijolo modular permite a passagem tanto dos dutos elétricos quanto do sistema hidráulico, e entre outros, evita a quebra de paredes para passar os fios.

Assim, se evita o aumento de entulhos, o desperdício com materiais, quebra-quebra e a restauração das paredes, sendo que no sistema convencional de construção este tipo de prejuízo é inevitável.

Vale ressaltar que casas construídas com tijolos ecológicos são aprovadas pela Caixa Econômica, pois é um material normatizado e que possui certificação pela ABNT. (Fonte: Jornal Correio do Estado-MS)

Assessoria do Sinduscon-MT